Revolução Farroupilha

Posted by Luíza Saggiorato Cordeiro | Posted in

Aqui no Rio Grande do Sul amanhã, 20 de Setembro, comemoramos a Revolução Farroupilha, um marco na história do povo gaúcho. Por conta desse feriado, a semana em que o feriado acontece é batizada de Semana Farroupilha.
Nesta semana, escolas, órgãos públicos, instituições tradicionalistas revivem e reverenciam nossas tradições.
Na minha escolinha também foi assim, aprendemos o que:
* o Gaúcho é o menino ou guri, que usa bombacha, chapéu, botas e lenço no pescoço
* a Prenda é a menina ou guria, que usa vestido longo e rodado (como de princesa) e flor no cabelo
* o Gaúcho e a Prenda gostam de dançar vanerão
Também provamos alguns pratos da culinária gaúcha, que são o carreteiro, o sagu com creme, o chimarrão e outras delícias.
E hoje tivemos um bailinho, onde quem pode foi vestido a rigor, e aprendemos a cantar e dançar uma musiquinha clássica:
"Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho
o seu pezinho bem juntinho com o meu
...
e depois não vai dizer que você já me esqueceu"
Quando mamãe foi me buscar eu ainda estava a rigor e cantei para ela a musiquinha. Ela ficou muito alegre e emocionada, porque quando ela era pequena também aprendeu a cantar e dançar esta mesma música na escola.

Comments (2)

Ela ta super fofa de gauchinha tipica!! Linda!

Eu adoro cultura popular. Acho que a escola deve sempre alimentar nossas crianças com essas vivências. Aqui a gente teve o dia do frevo, que é uma dança típica local. Igor curtiu muito. Aliás, foi maracatú, carnaval, são joão e outros folguedos ele adora! E a Luíza ficou uma graça de prenda. Muito linda!!!