21 meses

Posted by Luíza Saggiorato Cordeiro | Posted in ,

Andei sumida, mas foi por um motivo maravilhoso... férias em família!!! Foram 3 semanas de pura curtição, mas sobre elas vou falar em outro post, já que hoje comemorei mais um mesversário e queria deixar registrado aqui todas as descobertas que fiz neste último mês.

A mais importante delas foi a fala, eu já vinha falando várias palavrinhas, repetia muita coisa que papai e mamãe falavam, formava algumas frases, mas neste último mês o "clic" aconteceu comigo. O "clic" era a forma que o vovô Jair tinha de dizer aos seus alunos de Algoritmos, que daquele momento em diante eles conseguiriam entender e aprender tudo que ele ensinava.
Pois bem, com o "clic" passei do estágio de simples papagaio para narradora do mundo, narro tudo, tudinho... tadinhos do papai e da mamãe que passam o dia escutando:
- Nenê pulou.
- Piu-pui voando.
- Au-au domiu.
- Onibus gandi.
Também já consigo participar dos diálogos, formando frases maiores e respondendo a algumas perguntas, como:
- Luíza, você quer banana ou mamão?
- Mamão.
(Mas nessa a tia Júlia descobriu meu segredo... eu sempre repito a última palavra, então se a pessoa pergunta novamente, colocando a banana no final, vou escolher a banana. Mamãe usa isso para me induzir a certas escolhas... ela é muito da esperta.)
Como a fala ajuda na comunicação, consigo expressar meus desejos sem precisar chorar. Também já aprendi a agradecer com "obigadu", responder um agradecimento com "dinada", pedir licença quando quero abrir a porta do armário ou a gaveta da cozinha e mamãe está na frente. Mas é claro que nem sempre lembro de usar estas palavrinhas, mas mamãe está sempre por perto para me lembrar, caso eu esqueça.
Outro boa foi aprender a elogiar papai e mamãe, dizendo que eles estão bonitos ou lindos. Essa é infalível para ganhar muitos beijos e apertões ou então me sair bem de uma encrenca ;)
Além disso tudo, ando querendo expandir minhas habilidades e agora é a vez de tentar me vestir sozinha. Comecei pelos calçados, consigo calçar meus chinelinhos e a mamãe ou o papai só precisam arrumar o elástico. Bem, ando tentando fazer sozinha muitas outras coisas e quando não consigo, muitas vezes me irrito, mas depois digo assim:
- Não consigo. Mamãe ajuda nenê?
Falando em calçados, adoro experimentar os calçados dos adultos. Gente é muito maneiro, eles tem uns pés muitos grandes, calçar é moleza, mas andar é o maior exercício para o equilíbrio de um bebê.
Well, além disso estamos numa tentativa inicial de tirar as fraldas do dia, mas tudo sem muito stress e pressão. Mamãe explicou que se não der desta vez, tudo bem, deixamos para o próximo verão. Então já rolou muito xixi pela casa, mas alguns já foram no penico e hoje rolou até um número 2 no penico. Mas eu ainda não peço para ir, a mamãe me leva lá no penico e as vezes dá coincidência de eu estar precisada ihihih
Por tudo isso hoje ganhei um bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro (que ajudei a fazer) e um presente. No presente mamãe não foi muito feliz, um jogo de carimbos, mas tudo bem mamãe vale a intenção. Adorei tudo!!!

Comments (1)

Parabéns Luiza, vc é muito fofa! E adoro acompanhar seu desenvolvimento. É tão parecido com o da minha Meme, porém tem uma ou outra particularidade, como vcs tem praticamente a mesma idade eu e sua mamãe trocamos muitas informações. Sua mamãe lembra de mais detalhes do que eu pra contar no blog, eu só lembro quando vejo ela falando de vc e ai penso, nossa a Melissa também faz e eu esqueci. Bem, beijinhos para esta garotinha muito esperta.