Mudanças

Posted by Luíza Saggiorato Cordeiro | Posted in

Depois de quase 10 anos no mesmo emprego, mamãe decidiu que precisava mudar, trocar de ares, viver novos desafios e experiências. Era uma meta/resolução de ano novo que ela vinha replanejando, por diversos motivos, há algum tempo.
Ela tentou me explicar tudo isso aí em cima, mas nada fazia muito sentido para mim. A única coisa que importava para mim e para o mano era que ela teria que ir trabalhar mais cedo, logo a gente teria que ir cedinho para a escola. Isso porque desde que comecei a ir na escolinha, há cerca de quatro anos, mamãe havia negociado uma carga-horária menor no trabalho e com isso a gente chegava na escola depois das 10hs. Isso nos permitia dormir até mais tarde, ver um pouco de desenho, brincar um pouco, ou seja, curtir um pouco da mamãe e da casa antes de ir para a escola.
Claro que toda essa mudança trouxe para a mamãe um certo sofrimento, uma vontade imensa de poder jogar tudo pro alto e só cuidar da gente, mas como por diversos motivos ela não pode fazer isso, restou achar uma forma ou fórmula para não mexer muito na nossa rotina e, em especial, nos deixar tanto tempo na escola. Aí a cabecinha dela começou a estudar possibilidades, alternativas, quase fundiu em busca de uma rotina alternativa e não é que chegamos a um meio-termo que está funcionando?!?
Agora, segundas, quartas e sextas saímos com o papai e a mamãe e eles nos deixam na escola por volta das 08:30. Dali eles rumam para o trabalho deles e nós passamos o dia na escola. Já nas terças e quintas ficamos a manhã toda em casa com a Eva, pessoa muito querida que cuida da nossa casinha e agora um pouquinho da gente também, e quando ela vai embora nos deixa na escola.
Agora parece óbvio, tão simples e fácil, mas até chegar aqui mamãe ficou muito aflita, se sentiu muito culpada e tudo o mais que cabeças de mãe conseguem sentir em situações como essas.
E querem saber? Tem sido bom, diria até tranquilo, perto do que a cabecinha de nossa mamãe imaginava. Nas manhãs em que saímos com papai e mamãe, ela acorda cedinho, se arruma, apronta o café dela e do papai e nos leva mamazinho quentinho na cama. Enquanto eles tomam café, nós mamamos e, veja bem não disse que era fácil, voltamos a dormir hehehe. Então, depois de tomar café a mamãe começa a nos trocar... acorda e troca um, acorda e troca o outro, nos coloca na sala, vemos um pouco de desenho, comemos um pãozinho, não necessariamente tudo nessa mesma ordem todos os dias. Na hora H, às vezes fazemos um denguinho, em especial para escovar os dentes antes de zarpar.
Todos os dias a mamãe deixa as mochilas prontas e as agendas revisadas na noite anterior, com roupas para todas as estações, pq aqui no Sul é assim nesta época, todas as temperaturas no mesmo dia.
Claro que mamãe tem sido mais rigorosa com a hora de dormir, as exceções ficam só para as sextas-feiras.
Na segunda semana tivemos uma virose leve, nós dois, com febres baixas sem nenhum outro sintoma, que coincidiu favoravelmente com um feriadão, permitindo que nos dias mais chatos da virose a gente estivesse em casa.
E, no final, tudo isso serviu para nos mostrar que sempre conseguimos nos adaptar a novas situações, basta querer, se organizar, ser persistente, ter jogo de cintura e manter o bom humor.

Comments (0)